AGETRAN ASSEGURA OPORTUNIDADE DE 28 TAXISTAS ESCOLHEREM NOVO PONTO

26/04/2018

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran)  deve publicar ainda nesta semana no Diário Oficial o resultado do sorteio, realizado na última quarta-feira (25), que  garantiu a 28 taxistas a possibilidade de transferência para pontos onde foram abertas nova vagas com a ampliação do serviço de táxi.  Dos 38 inscritos, depois de  conhecerem os novos pontos, 10 preferiram se manter onde já estão baseados. As vagas mais disputadas foram as 3 novas vagas do Aeroporto Internacional de Campo Grande, escolhidas de imediato pelos 3 primeiros sorteados.
Entre os beneficiados com o remanejamento,  Odair Pericles Lobo,   taxista há 22 anos, que conseguiu se transferir  do Ponto 69, na  Rua Lutero Lopes, proximidades do Hospital Regional para o ponto 19, na Rua Naviraí esquina com a Bueno Aires, na Vila Margarida, perto de um posto de gasolina. Ele diz que resolveu  se inscrever porque  com o remanejamento,  passará a trabalhar a menos de um quilômetro de casa (residente no Estrela do Sul). Hoje, precisa atravessar a cidade, faz um trajeto de 32 quilômetros  (considerando a ida e volta), que só encarece seu custo. “Gasto muito em combustível, para ir e volta do trabalho, a maior das vezes, sem conseguir uma única corrida”, explica.
O sorteio, realizado no  Centro de Atividades Polonês, serviu  para estabelecer a ordem, entre os inscritos,  que eles seriam chamados para escolher o novo ponto de preferência.  Quem ficou com os números maiores, tiveram escolher entre as vagas ainda não ainda preenchidas.
Todo o processo de sorteio para o remanejamento de vagas foi coordenado e executado pela Agetran e  o sorteio  acompanhado pelos representantes do Sindicato dos Taxistas,  da Associação dos Condutores Auxiliares.

Transparência
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruto, todo o processo, que resultou na concessão de mais 184 permissões para exploração do serviço de táxi em Campo  Grande, tem sido conduzido de forma transparente e democrática, com abertura de concorrência pública que garantiu oportunidade aos atuais táxis de se habilitarem  a concorrer  para mudar de ponto com direito a escolher   uma das novas  92 vagas abertas (metade do total).
No último dia 6 de abril, foi publicada a portaria 04  que definiu a localização destas vagas,  surgidas com ampliação em 75 pontos e a implantação de 15 novos pontos, que juntos somarão  uma frota de 70 taxis.  No ponto  17, no Aeroporto, foram abertas mais 6 vagas (de 38 para 44 veículos).  Entre os novos pontos criados,  vários estão localizados próximos a unidades de saúde, como o Hospital do Câncer,  unidades de pronto atendimento do Coronel Antonino, Universitário, Centro Regional de Saúde Tiradentes, além de ampliar os serviços junto aos shoppings e grandes supermercados.

PMCG/CGnoticias